quarta-feira, 3 de junho de 2015

Livro digital gratuito explica Régua de Avaliação do Enem


Olá Leitores,

Material gratuito preparado por startup descreve processo de preparação das provas e explica como Enem pode ser usado como roteiro pelas escolas paramelhorar o ensino médio. Para baixar acesse aqui.
A TRI (Teoria de Resposta ao Item) ajudou a transformar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no maior vestibular do Brasil e em um dos maiores do mundo. É ela quem dá a base científica para a régua que serve tanto para selecionar alunos quanto para apontar asdeficiências do ensino médio brasileiro.
Mas a TRI ainda permanece desconhecida pelo público diretamente afetado pelo Enem – candidatos, professores e gestores de escolas públicas e privadas. Para explicar como ela é usada e como pode contribuir para melhorar o ensino no País, a Geekie, startup que desenvolve tecnologia para a educação, preparou o ebook gratuito “Uma História da TRI: Entenda a Régua do Enem”, que contou com a contribuição dos maiores especialistas no assunto no Brasil.
Com o ebook, o leitor vai entender todo o minucioso roteiro de preparação das provas do Enem, da elaboração das questões e da triagem pedagógica à atribuição das notas. Esse roteiro é necessário porque no Enem, ao contrário dos vestibulares tradicionais, as questões não são tratadas da mesma forma. Elas são posicionadas em uma régua que vai de zero a mil pontos de acordo com características como grau de dificuldade, poder de discriminar alunos que dominam o conteúdo dos que não dominam e possibilidade de acerto ao acaso. Para entender essas características e posicioná-las na régua, todas as questões são submetidas a grupos selecionados de alunos em pré-testes, alguns deles realizados anos antes da prova oficial.
O uso da régua permite que o Enem seja comparável de ano para ano, fornecendo um diagnóstico preciso da qualidade do ensino médio. Graças à TRI, desde 2009 autoridades da educação, diretores de escola e professores têm à sua disposição um roteiro detalhado do que o estudante brasileiro sabe e, até mais importante que isso, do que nossos alunos não sabem. Esse roteiro é capaz de orientar ações pedagógicas destinadas a atacar as maiores deficiências em cada área de conhecimento, uma possibilidade de uso dos dados do Enem que muitos gestores e professores ainda desconhecem.
Bons Estudos!

0 comentários

Postar um comentário